Cuiabá (MT), 17 de janeiro de 2018 - 07:14

? ºC Cuiabá - MT

Contato DestaqueVip (65) 9.9600-2060

Espaço Fitness

24/03/2016 12:27

Bem Estar: corridas de rua atraem cada vez mais adeptos em Cuiabá

Nos últimos três anos, as corridas de rua tiveram um aumento significativo, no ano de 2014, Cuiabá sediou apenas 17 corridas, já no ano seguinte 2015 foram 31 corridas, um aumento de 82% em relação ao ano anterior.

No calendário deste ano estão previstas 43 corridas, esse aumento sobe proporcionalmente com os números de corredores que se interessam por participar das provas.

As corridas levam milhares de pessoas as ruas, alguns são atletas profissionais, mas a grande maioria são pessoas que buscam entrar em forma e adquirir uma qualidade de vida.

Nixon Santos, 38 anos, analista de TI, gosta de desafios e ir além dos seus limites, bastou receber convite de amigos para disputar corridas de rua e não parou mais.

- Eu corria sozinho não participava de nenhuma corrida, mas fui convidado por amigos a participar de uma prova, fui contagiado pela atmosfera que a corrida de rua apresenta, sempre estou participando e já perdi as contas de quantas provas participei - disse Nixon em entrevista por telefone.

Manter a forma física ou até mesmo buscar um corpo ideal não basta, muitos obstáculos e superações são o motivo para ir além do seu objetivo.

– Todos têm uma história bacana para apresentar, seja pelo desafio de conquistar uma prova, a superação de cada atleta e até mesmo vencer uma doença. Isso é muito gratificante – destacou.

Corrida Bom Jesus de Cuiabá (Foto: Secom/Prefeitura de Cuiabá)

Ser praticante pode ser o começo de uma carreira profissional, cuidados devem ser tomados independente por qual caminho o atleta trilhar.

– Esse aumento nas corridas está diretamente ligado ao número de praticantes que estão se importando com a saúde e em superar seus próprios limites. Procurar um médico antes de qualquer atividade física é muito importante – disse a educadora física Gabriela Camilo.

Os atletas que buscam resultados a cada corrida de rua devem procurar especialistas que possam contribuir com essa melhora, afirma Gabriela.

– Resultados podem aparecer com ajuda de profissionais, que podem trabalhar a parte respiratória e a de fortalecimento muscular. Atletas amadores não devem ir além de seus limites e a recomendação é começar a praticar aos poucos – concluiu.

Todas as corridas de rua realizadas em Cuiabá são autorizadas pela Federação Mato-Grossense de Atletismo (FMA). A Federação segue a norma 07 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recomendações solicitadas aos organizadores das corridas, são pela questão da hidratação dos atletas, a segurança do percurso e todo o aparato médico.

-Para que haja a realização da corrida de rua, a CBAt ou a FMA tem que liberar o Permit, existem três tipos de Permit: Ouro, Prata e Bronze. A solicitação só aceita quando os organizadores apresentam o documento atendendo todas as condições estabelecidas na norma – disse o Presidente da FMA, Francisco da Silva.

Por GloboEsporte.com*

Cuiabá, MT


2
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo